tentante

Alimentação aos 20 meses

PErcebi que faz muito tempo que não falo sobre a alimentação do Thomas, desde a época das papinhas dele e introdução alimentar.

Pois bem,o Thomas SEMPRE aceitou muito bem qualquer coisa que déssemos a ele,com exceção de beterraba e ovo. Ele não curtia e eu evitada de dar,afim deevitar uma rejeição completa quando ele crescesse, ou que ele ficasse seletivo demais para comida como eu era (e ainda sou,me julguem)

Pois bem,voltamos pros EUA e aqui tive mega dificuldade de variar nas papinhas dele.Não achava muitas verduras, não tinha madioquinha e batata demais prende o intestino dele.Nessa hora e com praticamenet um ano,decidi que ele comeria a comida de casa, visto que marido e eu comemos comida saudavel e me senti confortável em oferecer ao Thomas as mesmas coisas que comemos.

Passados 8 meses dessa “mudança”, passamos por vaaaaarias fases chatas de falta de apetite por conta do nascimento dos dentes dele, varias vezes que ele ficou com aflição da textura,muita comida no chão, mas incrivelmente o Thomas não perdeu peso e continua firme e forte.

A comida preferida dele é carne moída,arroz e feijão, com salada de tomate. Mas ele come couve flor,cenoura,macarrão, ervilha, milho (na espiga e solto), linguiça, batata frita,pizza,OVO (por milagre divino), pão, leite,iogurte para bebês que vende aqui e eu AMO,porque é super natural, sem açúcar,conservante e corante. MAs confesso,a grande paixão dele é: banana. Ele vê e grita: babã, babã! Se deixar,come um cacho sozinho.Isso,porque o bonito não conhece outra espécie senão a banana nanica.Frutas é com ele mesmo. Ofereço depois do almoço,no lanche da tarde e depois do jantar, se ele não come demais. Aqui, ele come de tudo: manga,kiwi,uva,morango, framboesa,mirtilo,amora,maçã,pera,laranja,mexerica, abacaxi.Com ele,para frutas, não tem tempo feio.

Minha maior luta é para ele tomar água, pois ele não curte muito, então misturo água no suco de maçã dele e as vezes dá certo.

Quando saímos,eu libero ele beliscar alguma coisa, tipo sorvete,pretzel. Uma vez ou outra não vai matar e normalmente ele não gosta,pois não está acostumado com o sabor. Exceto para pizza. Se for pizza na parada, ele come até o prato!

Raramente ele come uns biscoitinhos que vendem aqui de canela ou de chocolate, mas nada daquelas coisas trans-recheadas, porque se eu nâo como,não faz sentido dar para meu filho. Além do mais, quando ele crescer, vai comer. Agora, não vejo necessidade nenhuma de viciaro paladar dele com coisas doces,como eu fui viciada. Até hoje, luto contra meu vicio em Coca Cola. Já dei uma beeeeeeeeeeeeeeeela reduzida, mas tem dias que bate aquela vontade e eu me sinto a própria da viciada.

Não quero isso pro Thomas….rs

No mais,ele segue bem. Teve dois resfriados a vida toda, não teve reação a quase nenhuma vacina. Graças a Deus ele é um menino super saudável.Fiz a curva de crescimento dele aqui e ele está no percentil 85 de altura e de peso não fiz. Ele está com 82cm e pesando 11.2kg.

Agora, está passando por mais uma fase mala de rejeição de comida,mas eu não forço.Dou o quanto ele aguenta e vamos levando.

Sua rotina de comida está assim:

8:30 – 9:00hs: Acorda e toma 240ml de leite ninho. Come alguma coisa que pode ser um pãozinho, fruta ou um cereal.

12:00-Almoça e come uma frutinha

15:00-16hs – Come uma banana, iogurte, cereal ou paozinho.

18:30,19hs:Janta e come uma fruta

20:30.21hs: Toma mais 180ml de leite ninho

Pra gente funciona e vamos levando até quando ele quiser mudar! 🙂

Anúncios

4 comentários em “Alimentação aos 20 meses

  1. Carol meu filho aos 18 meses está até mais altinho que o Thomas e mesmo assim ele é o pecurrucho do nosso grupinho (todos nascidos no mesmo mês). Até fiz o pediatra medir ele fora de hora (aqui se mede ao 1 ano e depois só com 2) e o médico disse sem se alongar que estava tudo bem.
    Com teus calculos aí de percentil 85 vou relaxar total, meu filho sempre estava até agora no percentil 50. Agora tenho certeza absoluta que estamos cercados de todlers gigantes!
    Aqui meu filho come sempre 2x. Toma café com o pai (mingau de fruta/aveia/”leite” ou pao) e depois na creche (pao, fruta, etc). Almoca na creche e depois com a gente. Janta com a gente e ainda arremata mais um mingau. No mais ele toma água. O truque de misturar um teco de suco com água eu uso quando acho que ele bebeu pouco.
    Nao dou mamadeira. O único leite (na verdade neocate já que ele tem APLV) é o misturado no mingau.
    O que eu faco e acho péssimo tanto para a relacao dele com a comida quanto nutricionalmente é quando ele comeca a se encher o saco de ficar no carrinho eu vou dando biscoito (orgânico de arroz, sem sal nem acúcar) para se distrair, como um cala a boca mesmo. Ofereco fruta a tarde, mas as vezes ele tá tao cheio de beliscar biscoito que nao come :/
    Quando ele era menor eu forcava que ele pelo menos experimentasse de tudo, mas agora ele enfaticamente diz nao (nein nein!) e eu deixo. As vezes depois que o resto acabou ele come a comida rejeitada. Só salada que ele nunca quis, ponho só um pouquinho no prato dele, mas fica intocada.
    O que eu percebo é que tem dias que ele come um monte e em outros come bem pouco (tipo assim, gente grande). Tento nao me preucupar.

    Curtir

    1. Ah q fofo, rsrs engraçado como cada um tem os hábitos diferentes ne? Cara, levei ele numa escolinha para conhecer, pensaram q o Thomas ia pra turma de 3 anos… Fiquei chocada! Turma de toddlers gigantes MESMO!
      Nossa é uma luuuuuta ele tomar água, dificil pacas! Ja coloquei folha de hortelæ, rodela de laranja, limao… Nada, ele toma só quando quer, de preferência no banho ou na tampa da garrafa do pai, rs
      Ah, qdo saimos eu tb uso esse truque da bolacha, nao tem jeito, rsrs
      Bjs

      Curtir

  2. Minhas amigas dos filhos da mesma idade quando levantam o Rafa se apavoram com a leveza (isso que ele já virou a curva dos 11 kg). Sei lá, acho que essas criancas alemas que devem ser grandes mesmo (apesar que outro dia vi um gurizinho de origem turca de 16 meses que era gigantesco – a pracinha inteira ficou de queixo caído quando a mae falou a idade – aquele ali era certo percentil 99).
    Ah sim a água do banho e, eca, da piscina é a mais gostosa! A água dos outros é mágica e, claro, se o copo for de vidro é melhor ainda. Agora entendo os chiliques da minha mae quando eu já grande ia bicar o copo e prato dela – até paciência de mae tem limite!

    Curtir

  3. Ainda bem que ele gosta muito de fruta! Assim a água não faz tanta falta.
    Por aqui, a cria é muito boa de boca também. E assim como o Thomas, come e experimenta de tudo. Até as comidas típicas baianas e que são pesadas: acarajé, rabada, mocotó… Claro que tudo na quantidade ideal pra ela. E também só nos “dias de lixo”, que via de regra seguimos com frutas, verduras, carnes magras e água (muita água – ela ama!).
    Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s