bebê · introdução alimentar

Sobre a introdução alimentar

Bom, aí que eu postei que tava dando frutinhas pro Thomas e saí correndo sem contar mais, né?

Aqui a introdução alimentar foi sucesso. O Thomas é uma draga como eu previa. Come de tudo que oferecemos. Banana, maçã, pêra, mamão, batata, cenoura, feijão e até olha sedento pros nossos Big Mac´s.

O que não faz sucesso aqui é água ou suco. Ele não curte. Odeia. Faz cara de nojo e me xinga mentalmente. Eu tenho feito papinha salgada e frutinhas pra ele. Alterno os dias por motivos de….cocô duro. O coitado fica com o intestino preso e depois de um dia que ele acordou, soltou um pum, fez força pra fazer cocô e chorou como se estivesse cagando uma pedra(olha a finesse aí), eu fiquei traumatizada. O menino acordou ficando vermelho de força e nada de sair. Tive que ir na farmácia e comprei um supositório infantil de glicerina líquida para ajudar ele e aí: montes de cocôs duros e um alívio imediato. Isso se de no dia que dei papinha salgada de manhã e banana à tarde. Cheguei à conclusão de que a banana prende o intestino dele e por isso agora tenho feito assim: um dia dou às 11hs papinha salgada de legumes e no outro dia, no meso horário, uma fruta – que pode ser banana AND pera ou alguma outra que solte o intestino. Ou eu intercalo: dou papinha com abóbora que solta e no dia seguinte maçã que prende. E por aí vai.

Dar comida para ele é uma ciência intestinal.

A sorte do Thomas é que, muito embora ele tenha tido uma mãe fracassada na amamentação, eu AMO cozinhar e já inventei várias papinhas pra ele: beterraba com batata, abóbora com cenoura e batata, brócoli, couve flor e cenoura, carne moída, batata, cenoura,salsinha e espinafre. As papinhas de fruta, eu sempre uso a maçã ou a banana como “base” pra ficar mais papinha mesmo.

Tudo eu cozinho, amasso com aquele treco de fazer purê e depois passo tudo na peneira. É bem rapidinho e normalmente uma panela de papinha rende uns 2 potinhos de vidro, que eu congelo.

Outro dia eu cozinhei uma ameixa pra fazer papinha, mas a danada se desfez toda e eu fiz um “suquinho” pra ele.que não tomou nada e me xingou muito no vocabulário dele. Senti o ódio. hehe

Não encano muito, porque aqui nos EUA realmente a recomendação é dar água em dias muito quentes (rá-rá, faz-me rir) e suquinhos só quando a criança tá maior.

Continuo dando a fórmula dele, que a mama normalmente a cada 2, 2h30. à noite ele não acorda mais pra mamar. Aliás, já faz uma semana que ele dorme direto, das 22-8 da manhã. Nem acredito. Acho que o salto de desenvolvimento acabou, pois ele está mais calmo, mais falante e mais feliz.

Adora ficar sentado e já fica sozinho. Cai de vez em quando e não consegue levantar. Dorme de lado por conta própria e ama quando o seguramos em pé. Ele faz força e se sustenta sozinho, mas óbvio que não tem equilibrio e a gente o segura pelo suvaquinho.

Queria deixar ele comer por conta própria, tipo BLW, mas não sei se é muito cedo e tenho medo que ele engasgue. Alguém aí fez ou faz? com quanto tempo começou?

No mais, seguimos bem, curtindo o calorzinho americano e em menos de 25 dias voltamos pro Brasil! Temporiariamente ou não? hehehe

 

thomas bete

Mãe, Vo-cê me pa-ga

 

 

Anúncios

17 comentários em “Sobre a introdução alimentar

  1. Olá Carol, ja tentei algum as vezes deixar o gui comer sozinho, ele fica todo feliz más desesperado querendo comer td rápido Kkkkk oq fez ele se engasgar nem tentei mas 😦 gui tem 6 meses e meio…. bjus

    Curtir

  2. Oi Carol.
    Que bom que o Thomas é uma draga heim. Meu filho tem 2 anos e come super bem e de tudo.
    Vc falou que ele tem o intestino preso né? Tenta dar mais mamão que solta e chá de ameixa. Ai vc vai ver que fica. uma beleza.
    Sobre o BLW, eu vi um blog de uma pessoa que começou a introdução alimentar da filha dela assim. A menina tinha acho q 5 meses.
    Tenta uma vez, se vc achar que ele come melhor, ou se adaptou melhor com vc dando, volta a dar. Ficou meio confuso mas deu pra entender, rs.
    Beijos

    querouboumeucoracao.blogspot.com

    Curtir

  3. hahahaha, Carol, que carinha invocada a dele. Olha, eu faço blw misturado com oferecer comidas mais moles amassadas no garfo desde o começo da IA, aos 6 meses. O que me tranquilizou foi ler que quando eles tossem e engasgam, isso não é porque estão sufocando mas justamente porque têm um reflexo de tossir para a comida não descer e voltar para a boca. E funciona muito bem, eu tenho visto. Minha Clara adora isso de pegar os alimentos e de levar ela mesma na boca, então com coisas como brocolis, couve-flor, vagem sempre faço isso. E com muitas das frutas também. Tenho achado boa a experiência, e faz sentido o que dizem de que eles aprendem a mastigar – mesmo com as gengivas – ao mesmo tempo que aprendem a engolir, o que evita aquele drama de algumas crianças que comem papinha e depois não aceitam alimentos mais pedaçudos e não querem nada que precise mastigar. Enfim… Beijocas curiosas sobre a decisão.

    Curtir

  4. Ih, Carol, a IA aqui tá difícil! Tentei amassado e BLW. Amassado, ele não quer. BLW, eu não quero. hahaha
    Vou dando alimentos inteiros na minha mão. Mas, tem sido uma guerra…
    E sigo cantando: continue a nadar, continue a nadar…

    Curtir

  5. Carol, vamo trocar? Passa o Thomas pra cá e faz a Malu comer aí porque a guria é dose. kkkkkkkk
    Olha, faço BLW misturado com a comida amassada com o garfo.Funciona super bem com as frutas e faço desde os 6 meses. Se ele segura bem nas coisas e já fica sentadinho, não há problema. Dá pedaços do tamanho ou um poco maiores que a mãozinha dele.
    Beijos!

    Curtir

  6. Que lindo! Nem achei com cara de raiva!
    O BLW é indicado a partir do sexto mês, quando o bebê já senta só e tem coordenação motora pra segurar objetos (e alimentos). Vale muito a pena! Eu faço com a minha pequena sempre depois da papinha salgada, quando dou uma frutinha de sobremesa. Corto maçã em tirinhas, ou melão geladinho, ou a banana inteira. Ela adora! E é muito bom ver aquela meleira toda (te prepara!).
    Já que ele não gosta de água ou suco, é bom oferecer mesmo muita fruta pra ele absorver a água que tem nelas. Talvez quando vcs estiverem de volta seja importante dar uma intensificada nesse trabalho da água. Hidratação é tudo pro intestino preso!
    Bjs

    Curtir

    1. Pois é!!!! eu hoje dei meia laranja lima misturada com um pouco de água. ele fez cara de nojinho, mas tomou uns 30ml. Vou tentar dar mais água, especialmente quando ele come coisas que prendem o intestino…
      bjsss

      Curtir

  7. Olha soooo! Faz tempo que nao vinha aqui e ate o layout mudou!!! Que chiquesa!!!!!
    Eu sempre quis dar blw, mas marido ficou com medo de engasgar.. Dai misturo o blw com comida amassada com garfo. Ontem dei frango em pedaco e marido cedeu!!, viu que nao tem essa de engasgar.. O maximo que rola é gag reflex, mas isso é so no inicio. Pode ir sem medo! Mas leia antes.. Se quiser te ponho num grupo de blw do fb. 😉
    Beijjocas!

    Curtir

    1. AAAAi, super adorei! Me inclui sim no grupo!!!
      Ele é bem curioso, mas tem preguiça de comer na mão…heheh Eu queria pra poder dar coisas que não dá pra amassar, tipo melancia, mexerica….
      Ah, no face estou como Carol Kleiber Toom! 😀
      Bjsss

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s