bebê · começo · grávida · primeiro tri · tentante

Primeira visita ao Obstetra

Bom, aí que ontem foi o grande dia: dia de conhecer o cara que vai ajudar a colocar meu parasita no mundo.

A expectativa estava grande, eu estava ansiosa, mais porque estava com medo de encarar um valor absurdo para um parto digno.

Mas chegamos lá e a clínica onde ele atende é linda, toda bem arrumada, cheia de fotos de partos na água, em casa, no banquinho penduradas na parede. Me deu um nó na garganta ao imaginar que um dia, poderá ser eu pendurada ali na parede…rsrs

Mas fomos à consulta:Chega e não tem aquela impessoalidade de consultório médico, ele estava sentado numa poltrona, ao meu lado e do marido, sem a barreira de uma mesa e começou a me perguntar se a gravidez fora planejada, como eu havia conhecido ele e porque a escolha dele para ser meu médico. Fui enfática e disse que o escolhi pois sei que ao menos a oportunidade de entrar em trabalho de parto ele vai me dar. Ele sorriu e disse que com certeza. Conversamos MUITO por uma hora, eu, ele e marido. Conversamos sobre parto, sobre o que eu penso sobre isso, como eu quero que aconteça o meu, como meu marido me apoiará. Foi maravilhoso, eu me encantei, marido se encantou. Porém chegou a hora dura: valores. Infelizmente no nosso país cesarista por natureza, se você quer um parto decente, precisa pagar. Pagar muito. Pagar o dobro do que paguei para casar: R$13.200,00. Isso para a equipe de um obstetra, auxiliar e pediatra humanizados. Se for uma cesárea com eles, pode somar mais 7 mil. 

Aí você me pergunta, e agora? Pois é, agora estou na m*rda porque ele é tudo que sonhei como médico, mas minha conta bancária tende a discordar, sinceramente, não sei o que fazer. Marido sugeriu de a gente falar com outros médicos que trabalham com ele, de repente cobram mais em conta e aí a gente consegue pagar. Eu concordo e acho que vale mesmo a pena.

Assim, eu já abri mão de enxoval importado, carrinho chique, quartinho decorado e toda sorte de mimimi´s, mas ainda assim não sei se consigo economizar tanto ao ponto de conseguir pagar esse parto. Temos dívidas (quem nunca?) e a coisa tá preta!

Até pensei em fazer como uma blogueira fez e criar uma “vaquinha” pra me ajudar a pagar, mas duvideodó que as pessoas gastariam grana para ajudar uma desconhecida a parir! rs

Mas é isso, ele me deu um pedido de ultrassom e pediu que seja feito mais pra frente, para garantir que a gente veja o parasitinha. Marquei para dia 27/04, quando devo estar com 11 para 12 semanas!

E é isso, marquei o retorno com ele para dia 02/05 e estou animada com o encontro, só desanimada com a grana…. 😦

 

Anúncios

34 comentários em “Primeira visita ao Obstetra

  1. Gente! Que absurdo! Ter que pagar essa fortuna para ter o direito de parir dignamente! Esse país é uma m*rda mesmo! Pra mim isso não deixa de ser uma violência obstétrica! Se vc não tem grana, f*da-se, faz cesarea pelo plano de saúde com qquer plantonista que vai dizer que o nenem está com circular de cordão e não dá pra ser normal! Sério, não vou nem comentar mto senão fico horas aqui! Enfim…tomara que ache uma solução!

    Curtir

  2. Cara, eu acompanho o seu blog jah tem alguns meses, ateh porque estamos pensando em comecar a tentar no ano que vem. Mas, posso te contar uma coisa? Com esse dinheiro, voce vai e VOLTA de um holiday para a Australia e ainda consegue o seu parto normal por aqui na boa.

    Eu sempre quis que um dos meus futuros filhos nascessem no Brasil, mas lendo alguns blogs realmente tenho repensado essa questao. Por aqui, tudo eh tao simples, os medicos simplesmente esperam o tempo do bebe e pronto, a nao ser que tenha algo de errado com os batimentos cardiacos do mesmo, tudo ocorre da forma mais natural possivel.

    ps: me desculpe os erros de portugues. 🙂

    Torcendo para que vc encontre um obstetra bom e que nao queira lhe cobrar o olho da cara… ou comeca a pensar em um holiday pra Australia. 🙂 hehe

    bjnhos

    Curtir

  3. oi Carol. Comento pouco por aqui, mas gostaria de sugerir duas coisas: a primeira é a casa de parto. Em são paulo tem duas, uma do SUS e uma particular, ambas tem qualidade semelhante e são muito elogiadas no meio do parto natural. A particular, da ultima vez que soube, era menos de 4 mil pre-natal, parto e duas consultas pós-parto. E tem também o parto domiciliar, que a melhor equipe realmente está em são paulo (se eu estivesse aí certamente teria em casa) com Ana Cris Duarte e Ana Paula Caldas (parteira e pediatra), não pensaria nem duas vezes.
    Mas a escolha é bem diferente de nomes de equipes e lugares onde o bebê vai nascer. Parir com médico, em hospital, é completamente diferente de parir em casa ou casa de parto. É outro modelo. Sem entrar nessas de riscos / e se acontecer alguma coisa, etc , é outra forma de gestar, de receber o bebê, de experienciar isso tudo. Marque uma consulta e veja o que vc sente.
    A segunda coisa é um grupo no facebook chamado Cesárea? não, obrigada. Antes de tudo, te digo: é um grupo de ativismo. Ponto. Tem muitos profissionais e ativistas e muitas informações sobre equipes, doulas, partos, etc.
    Bom, fica a dica! Escrevo tudo isso no mais sincero desejo de contribuir e dividir informações que simplesmente mudaram a minha vida!
    Boa sorte e não deixe de dividir conosco suas decisões!
    bjs

    Curtir

    1. Oi Helena!! Valeu! O médico que eu fui tem na equipe a Ana Cris sim, ele é super conceituado. Tem todo esse esquema que vc comentou, já me informo sobre isso há tempos! As casas de parto são super legais, mas fora de mão para mim, ainda mais em trabalho de parto, não acho que valha a pena.
      Marquei outra consulta com uma médica da equipe dele e que a consulta já não é tão salgada!
      De qualquer forma, não abro mão do meu parto natural e digno! 🙂
      ah, conheço essa lista, já tenho ela no meu FB! hehehe
      bjsss

      Curtir

      1. e sabe o que é triste? um parto desses, num hospital do SUS – no caso, o Sofia Feldman, que é referência em atendimento -, sai em torno de 600 reais (tá lá no Dadadá). Parece que Min.Saúde manda uma cartinha pras recém-paridas informando quanto o atendimento custou aos cofres públicos.
        não acho que vc deva descartar as casas de parto não… dá uma chance e vá conhecer. Vc não vai perder nada, além de algumas horas do seu dia…. e vc vai ter uma base melhor pra avaliar depois… 🙂

        Curtir

  4. Oi, Carol, tudo bem? Tô sempre por aqui te “lendo”, mas nunca comentei.

    Sabe, eu sou desejante ainda, e só não sou tentante exatamente por saber que é caro um parto natural com uma equipe bacana, tô juntando umas moedas, hehe…
    Mês passado me consultei com a doutora Catia Chuba, uma querida, adorei! Exatamente pra ver essa questão de valores e “me situar” um pouco, de quanto terei que desembolsar (e aproveitei pra já fazer uns exames, hehe). Dos médicos aqui de São Paulo ela é a que tem o valor mais em conta, e é ótima mesmo, minha consulta com ela, mesmo eu tendo dito que ainda nem sou tentante, foi de 1 hora de conversa.
    Você está em São Paulo? Se quiser, posso te falar dos valores e onde ela atende.

    Vai dar tudo certo, você vai ver!

    ps: não aguentei e criei um blog pra mim tb, rs… coloquei o seu lá no blogrrol 🙂

    Beijos!

    Curtir

    1. hahaha Marquei com a Dra Cátia no próximo dia 11. Ela é da equipe deste médico que fui ontem! Vc tem idéia de quanto ela cobrou, assim já vou preparada! hehehe
      Ai, eu vi que vc criou um blog, pelo blog da Nana1 tava te adicionando!
      😀
      Bjs

      Curtir

      1. hahaha, imaginei que já a conhecesse (e acho que sei quem é esse médico tb)

        então, o parto todo, com anestesista e toda as coisas necessárias em caso de alguma intercorrência (inclusive cesárea, se eu não me engano, mas não posso confirmar) fica em torno de 12 mil e alguma coisa. Mas eu não quero anestesia nem nada disso, daí perguntei e só a equipe básica, pra um parto totalmente natural e ela disse que é 9.000 (ou 9 e alguma coisa). Ainda é caro, mas já é mais barato, né?! rsrss
        A Clínica Tobias é linda, você vai gostar! 😀
        depois conta como foi a consulta! :))

        que legal que já tinha passado lá no meu puxadinho virtual, hehe… vamos conversar mais agora! Beijos!

        Curtir

      2. Então, não vou colocar o nome, mas vc deve saber sim que é! hehehehe
        Ah, que massa, 9 mil é bem mais pagável, 4 mil a menos já ajuda E MUITO! Até falei ontem pro médico q se eu pedisse anestesia, era para ele me falar que custava 3 mil! hahahahhahahahaha
        Tb não quero nada disso, quero um parto natural, adorei a informação!
        Ah, conheço a Clínica tobias, meu irmão ia muito lá! 😀 é realmente linda!!!
        bjoks e obrigadíssima pelas informações!

        Curtir

  5. Carol…
    Parto humanizado é caro mesmo, uma pena, pois tira de muitas mulheres a oportunidade de ter o parto que desejam.
    Já achava caro aqui na minha cidade, 7mil, imagina 13.000!
    Me deu até vontade de criar um projeto que ajudasse as mulheres que quisessem ter seu parto humanizado.
    Se conseguir qualquer informação que possa te ajudar te passo.
    Eu participaria da vaquinha!É uma ideia a se pensar, mesmo que não conseguisse todo o valor ganharia uma boa quantia para ajudar a pagar.
    Muita sorte! Que você encontre uma equipe legal e que cobre um valor pagável!
    Bjuss

    Curtir

  6. Oi Carol,
    parabéns pela gravidez!

    Muito triste que se tenha que pagar tanto só pra alguém permitir que a natureza tome seu rumo. Pergunta pro médico tudibom se ele nao tem algum colega pra indicar. Diz que é tudo o que você queria e mais um pouco, elogia bastante, mas que infelizmente o orcamento nao pemiti. Profissional renomado nao deveria se importar de indicar “novos talentos”. Comigo aconteceu isso enquanto orcava fotógrafo de casamento, o fotógrafo do sonhos foi um fofo e nos fez uma indicacao maravilhosa.

    Senao tb nada de desespero, tem outras alternativas, como hospital público com atendimento humanizado, casa de parto, parto em casa, etc. Acho que ter uma doula experiente e deixar o parto progredir bastante antes de sair de casa já é meio caminho andado pra nao cair na faca.

    Quanto aos frufrus, bom, moro na Alemanha e aqui a mentalidade é meio diferente (menos ter, mais vivenciar). Minha sobrinha (alemazinha de pai e mae) nasceu sem quartinho montado e com pouquíssimas coisas novas (eles ganharam muita coisa de segunda mao em perfeito estado). O que ela tem: nascimento na hora que ela quis com muito respeito, uma mae tranquila amamentado em livre demanda e um pai amoroso muito presente que tirou meses de licenca paternidade (como a lei daqui permite). Meus cunhados leem muito sobre a adaptacao do bebe no mundo externo (luz, roupa, cheiro, mamar, movimentacao, pessoas – tudo isso é novo) e ajudam e explicam tudinho pra filha como sao as coisas e a bebe presta superatencao quando conversamos com ela (coisamaislinda da tia S2). Eu sou a louca das listas e de ter tudo preparado, pra mim tá sendo uma aprendizado ver de pertinho o que é realmente importante oferecer a um bebe.

    Bjs e boa sorte!

    Curtir

    1. Oi Elisa! Certeza, ele mesmo me indicou ontem uma colega, que já marquei para o próximo dia 11! ele entendeu minha situação e foi um fofo! De qualquer forma, ele está na minha lista ainda! qualquer coisa economizo ao extremo e torro essa grana! 😀
      Pois é, eu tenho uma visão mais “européia” quanto à maternidade: não acho legal esse monte de frufrus em relação ao bebê. No Brasil vê-se muito a criança como um pequeno rei. Não encaro desta forma. Meu filho vai usar roupinhas dos meus primos e do meu marido! Ohhh, nada de enxoval em Miami. PRefiro gastar esse dinheiro com o parto. Na boa, é como vc falou bebês precisam de pouco: amamentação em livre demanda e pais amorosos! O resto é resto!
      Não vou abrir mão do meu parto, isto é ponto pacífico entre meu marido e eu, a única questão é encontrar um que seja mais pagável sem tantos sacrifícios! 😉 Se não encontrar alternativa, paciência: pagarei! rs
      bjoks e obrigada pelas dicas!

      Curtir

  7. É Carol, não é fácil não.

    Aqui, as coisas são BEM mais baratas. 5 mil pelo parto domiciliar ou hospitalar, na equipe com o obstetra maravilhoso ultra humanizado, sua esposa parteira e mais minha doula querida que já faz parte da equipe dele há 10 anos.

    E ainda tem outra equipe ainda mais barata, com uma parteira que também é, que cobra 3500. Mas, paga doula a parte.
    Vem pro Sul parir! hahahhaahha

    Agora, eu ia te sugerir, já que tu também cogita o domiciliar, procurar uma parteira. Aí tem nomes maravilhosos!
    Eu acho que sei quem é o teu obstetra maravilhoso, e ele é mesmo, mas ele é meio caro demais, né? Tem opções tão boas quanto e por um valor mais em conta.
    Em casa ele cobra isso também? Ou esse valor já é pelo parto domiciliar?
    (geralmente domiciliar sai mais barato porque não precisa pagar a parte hospitalar).

    Enfim, aí tem algumas “saídas” embora o valor seja mais alto um pouco.
    Você tá no facebook então, e no “Cesárea, não”? Me adiciona lá pra podermos bater um papeeenho: http://www.facebook.com/deboraribarskibeyer
    Eu tô lá também (e em mais uns 5 grupos, hahaha, enlouquecida!)

    Beijo

    Curtir

    1. hahahah então, tanto faz este valor sendo domiciliar ou em hospital, até pq meu convênio cobre o hospital. Estou indo dia 11 numa outra médica da equipe dele que cobra mais em conta, em torno de 9 mil. Assim, na minha situação AGORA, não é o ideal, mas tenho certeza que até novembro consigo juntar isso para pagar o parto, além do fato de que meu convênio reembolsa uma parte. Assim, na boa, eu não vou desistir! parto é a parte mais importante do nascimento e eu me recuso a virar uma estatística, uma mãezinha..rs Li seu relato hj e fiquei enojada, um absurdo, né?
      Ah, então,o sul sempre foi melhor! hahaha Acho q vou dar uma passadinha aí em novembro1 hahahahahha
      Vou te adicionar agora!!
      bjoks

      Curtir

  8. Oi Carol, parabéns pela sua escolha de Parto, sempre passo por aqui e hoje resolví sair da moita,rsrsrsr.Realmente pra se ter um parto digno, infelizmente (e tomare que por pouco tempo) tem que se pagar esse absurdo!! Mas lembrei agora de um Blog o “Se for assim tá bom” que ela fez um parto domiciliar, em Sp e pagou na época, há 2 anos atras 6 mil, lembro que ela pesquisou muito e indignou-se um pouquinho com os valores que outra equipe médica havia cobrado, ela voltou a escrever recentemente, vai lá,faz uma visitinha e pede mais informações, acho que vc consegue uma boa equipe,por um preço mais justo!! Bjussss,té!

    Curtir

    1. Pois é, vou em outra médica, do mesmo círculo de médicos deste que fui que cobra em torno de 9 mil. Infelizmente é nossa realidade e não abro mão de um parto digno e MEU. rsrs
      Segunda conto mais novidades! 😀
      bjs e obrigada pela leitura!

      Curtir

  9. Ai Carol, nessa hora o bolso grita, né? Mas, embora seja o seu filho que é a coisa mais preciosa que vc já tem na vida… acho que não dá para se atolar em dívidas, né? Criança custa caro e eu acho que deve existir outros bons profissionais que possam auxiliar vc neste momento tão especial.

    Desejo mtaaaaaaaaa sorte para que logo vc encontre essa pessoa para que deixe vc mais tranquila 🙂

    E adivinha se não fiquei curiosa para ver fotinho da ultra do parasitinha? rs…

    bjo e feliz páscoa!

    Curtir

  10. Querida, n’ao li todos os comentários (deu preguiça), então desculpa se eu chover no molhado, tá?
    Existem algumas verdades na indústria de nascimento brasileira que (por enquanto) são imutáveis:
    1. Você só vai parir com médico que faça parto normal. E os médicos que fazem parto normal são conhecidos por fazerem parto normal. Ou seja: não tente aquele médico fofo que disse que vai fazer, claro, seu parto, mas que tem 99% de taxa de cesária (e a única felizarda que teve PN com ele foi pq ele não conseguiu chegar a tempo num parto a jato!).
    2. Parto humanizado é luxo. E como todo artigo de luxo, custa caro. Mas vale cada centavinho. Geralmente médicos humanizados cobram caro, mas parcelam em 12X sem juros, que nem boleto das Casas Bahia.
    3. Você pode até dar sorte com: cesaristas, plantonistas e médicos de plano, mas você deve se perguntar se vai estar disposta a brigar, discutir e viver em tensão constante durante sua gravidez e seu TP, ou se prefere poder relaxar, ao menos quanto ao fato de que você vai ser respeitada até onde a saúde (sua e do bb) permitir. Ou seja: quando você escolhe o médico, escolhe o tipo de gravidez. Tem gente que gosta da adrenalina da luta.

    Sobre mim: ralo feito uma corna de domingo a domingo para pagar as contas da casa. E eu tinha uma poupança, que era do parto. Vinha juntando cada 10 reais que sobrava no mês ao longo de uns 2 ou 3 anos. Eu sabia que pagaria pelo parto pq eu queria vivier a coisa do meu jeito, no meu tempo. E raspei cada centavo da poupança (e entrei no cheque-especial – Arthur tem 9 meses e só agora estou começando a respirar um pouco, entrando no cheque especial mês sim, mês não). Eu paguei menos, pq no Rio cobra-se menos. Mas mesmo com todo o perrengue financeiro, mesmo recebendo míseros mil reais de reembolso do plano, eu faria TUDO de novo. Pagaria cada centavo. E digo: paguei até pouco, se for pensar no real valor da coisa toda.

    Dito tudo isso, POR FAVOR, tenha seu parasitinha lindo com alguém que vai te respeitar. Se o médico bacanudo, se alguém da equipe dele, se uma parteira, se na casa de parto, qq coisa, qq pessoa, qq lugar q te respeite! E que tefaça se sentir segura!
    Na hora do parto vc fica sem condições de reagir muito, viu? Então, pondere MUITO essa escolha.
    Já pensou em o parasitinha ser carioca? vem pro Rio q aqui o parto tá menos caro…ehehehe

    Ah, e mais uma coisa: se você quiser ajuda pra pagar o parto, eu topo entrar na vaquinha. Não vou poder colaborar muito, mas já é alguma coisa.
    😉

    Bjs e se dê o melhor

    Curtir

  11. Ai, Carol. Sério?? É muito dinheiro mesmo! Aqui em Salvador eu tô fazendo uma previsão de R$5 mil, mas nem tenho certeza.
    Pior que só tem UMA opção de equipe para atendimento domiciliar. E a obstetra só marca consulta com gestante. Morro de medo dela não poder atender.:s
    Mas vc só tá começando as pesquisas. Tenho certeza que irá conseguir a equipe no shape pra vcs. 😉
    Qualquer coisa, tamo aí nessa vaquinha!
    Beijos, hospedeira linda! 🙂
    Feliz Páscoa.

    Curtir

  12. Acho que vc deve ter o mesmo problema que eu com casas de parto: todas são longe pra dedéu!
    Mas tente ver a possibilidade, eu acho ótimo vc querer um parto natural e humanizado, pr amim não sei se existe essa possibilidade! Além das casas de aprto serem longe não tenho condição de pagar mais de 10mil por um parto, imagine 20mil!
    É um absurdo ter a pagar um dinheiro desses pra gente fazer a coisa mais natural do mundo que é parir, que desgosto que fico com esse país :/

    Quanto ao enxoval, vc pode comprar pelo eBay, como eu fiz e aidna economizar bastante! se quiser dicas me adiciona no facebook q a gente conversa 😉

    Curtir

  13. Carol, to passada com o valor do parto, acho que por aqui é mais barato e é só descer a Serra. *kkkkkkkk*
    Infelizmente temos que fazer poupança pra ter um parto digno.
    Espero que o seu seja exatamente como tu sonha.
    Beijocas

    Curtir

  14. Oi Carol fiquei sem internet e so hj vi seu post, te acompanho quietinha, mas posso dar um pitaco. Todos os nomes dos medicos que vc citou tbm ja conhecia ha tempos, quando fui ver gastos com consulta e parto achei impraticavel. Dai pesquisei mais e achei um nesses moldes, estou amando ele. Ele não faz parto em casa, mas não marca cesária, nem que por qualquer motivo seja indicação ele espera o trabalho de parto(exemplo, minha segunda consulta foi remarcada porque ele foi fazer o parto normal de gemeos). Li varios relatos de parto com ele e me informei no site da clínica e amei. Ele atende em Santana, outro lado do mundo pra mim, mas fazer o que ele atende o pre natal pelo plano e cobra R$6.000,00. Procura o site dele http://www.partosemmedo.com.br/ Dr Alberto Guimarães. Bj e espero que ajude

    Curtir

    1. Oi Sharli,

      Então, com a nova médica eu consegui por 9 mil. é um pouco a mais que o seu, mas é mais perto para mim, visto que o consultório dela é bem perto da minha casa! moro na zona sul de SP!!

      Obrigadão pela dica!!!
      bjssss

      Curtir

  15. Oi Carol, comecei a ler o seu blog hoje e estou adorando!! Então não sei se vc já comentou o nome desse GO em outro post, mas queria saber se vc foi no JK. Acho que ele seria o único que cobraria um valor desses. Caso tenha ido nele, esse preço acompanha doula? Vc acha que valeria a pena parir com ele?
    bjo

    Curtir

    1. Oi Simone!!! Bem vinda! 😀
      Isso mesmo, minha primeira consulta foi com o JK. Esse preço era a equipe: ele, uma auxiliar, pediatra e enf. obstétrica, não incluia a doula.
      Posso falar? Se eu tivesse condições, certamente ele teria sido meu obstetra. Ele é DEMAIS. Passa extrema confiança e se vc quer de fato um parto natural, onde a mãe é a protagonista da cena, ele é O CARA, literalmente! Ele é calmo, fala de tudo com MUITA propriedade e passa muita serenidade, tudo que uma gestante precisa. Minha obstetra atual, a Cátia, é “cria” dele e é exatamente assim que me sinto com ela: acompanhada e segura. Acho que se vc puder bancar, a experiência de parir com ele acompanhando com certeza vale a pena! 😀
      Bjoks

      Curtir

      1. Oi Carol, muito obrigada pela resposta. Como eu ainda sou tentante, por enquanto só estou anotando as informações rs
        Pretendo ir no JK e na Andrea, pois li relatos lindos de pessoas que tiveram com ela. Já estou fazendo uma poupança para o parto tbm, pois acho que o parto é um momento especial da mulher.
        Parabéns novamente pelo blog, ontem li quase tudo rs
        Espero que vc tenha um parto do jeito que vc sonhou!

        bjinhos

        Curtir

      2. Ah demais! Tanto o JK, qto a andrea e a catia sao a equipe dos 5 top de pnh, juntam-se a eles a deborah klimke e bettina bittar! As minhas opcoes eram jk, andrea e catia! Adorei a catia e fiquei! Rsrs
        Obrigada pela leitura’ rsrss assim as blogueira “pira” hehehe
        Boa sorte tb e qqer coisa eh so falar!
        Bjoks

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s